Reúne Ilhéus e 51 Dias de Ocupação, por Sebastião Neto

Ocupação e resistência
JBO Arquivo

 

O Reúne Ilhéus é um coletivo de cidadãos que desde junho vem buscando o diálogo com os representantes do poder público municipal no intuito de convencer o prefeito e os parlamentares a resolverem os graves problemas do Transporte Coletivo em Ilhéus. Além disso, tem chamado a atenção para a necessidade urgente de maior atenção e investimentos para a área da saúde que passa por uma profunda crise no município.

Ao notarem que estavam sendo “enrolados” os manifestantes resolveram partir para ações mais enérgicas como a ocupação do Palácio Paranaguá no dia 16 de julho; o bloqueio da ponte do Pontal no dia 14 de agosto; e o fechamento da garagem da empresa Viametro no dia 20 de agosto.

Essas atitudes foram muito favoráveis para o Reúne Ilhéus, pois a partir delas sua luta ganhou maior visibilidade e isso gerou um grande apoio da população que passou a colaborar com os integrantes do grupo por meio de doações de alimentos, barracas e outros acessórios. A colaboração da sociedade também pode ser notada por meio das participações em programas de rádio, comentários em blogs e redes sociais, bem como em conversas nas ruas.

Infelizmente os problemas sociais de Ilhéus são muitos e até o momento o prefeito, os vereadores e o Ministério Público, apesar de estarem sendo questionados e cobrados pelo Reúne Ilhéus não tomaram nenhuma medida efetiva no sentido de solucioná-los. Essa é a triste realidade em que se encontra a Terra da Gabriela. O Reúne Ilhéus continuará mobilizado e convida todos os cidadãos ilheenses a participar dessa luta por justiça e respeito.   

O autor Sebastião Neto é estudante do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz, integrante da Assembléia Nacional dos Estudantes - Livre (ANEL) e do Reúne Ilhéus.